SER ALTERNATIVA
A Ser Alternativa – Associação de Apoio Social foi criada a 16 de abril de 1999 com o objetivo de promover ações de apoio à infância, juventude, adultos em situação de exclusão social, idosos e em outras problemáticas que ocorram. No dia 15 de março de 2002, e através da inscrição n.º 42/2003, a fls 161 verso do Livro n.º 9 das Associações de Solidariedade Social, foi registada como Instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública. Em 2016 procedeu-se à alteração da sede da Ser Alternativa para a Rua das Eiras, nº 22, 2725-299 Mem Martins. As atividades decorrem na Rua das Eiras e no Centro Evangélico de Vila Verde, no Largo do Movimento das Forças Armadas, nº 38, em Vila Verde, Sintra. Ambos os espaços foram cedidos pela Igreja Evangélica de Sintra. O surgimento da Associação deveu-se à necessidade dos membros da Igreja darem uma maior visibilidade ao trabalho social até aí desenvolvido, dando resposta às necessidades da comunidade onde se insere e estabelecendo parcerias com organismos públicos, privados, empresas e outras entidades que prosseguem os mesmos objetivos.
1. Missão
2. Visão
3. Valores
4. Política da Qualidade
5. Metodologia de Intervenção
6. Recursos Humanos
7. Voluntariado
8. Parceiros
1. Missão
A missão da Ser Alternativa, como instituição de inspiração cristã, é contribuir para o desenvolvimento harmonioso, físico e espiritual, das pessoas socialmente desfavorecidas, proporcionando-lhes condições de integração na sociedade.
2. Visão
A visão da Ser Alternativa é ver cada pessoa/família integrada num ambiente familiar, proporcionando-lhes relacionamentos fortes e saudáveis.
3. Valores
Solidariedade – Acolher de forma solidária os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades básicas;
Confiança – Criar um ambiente de mútua confiança, inspirando-nos na generosidade, partilha e respeito pelas diferenças;
Respeito – Somos uma associação que procura integrar, de forma acolhedora, pessoas de diferentes culturas;
Compromisso – Agir de forma comprometida e autêntica, com paixão, alegria e criatividade, procurando a excelência em toda a nossa ação.
4. Política da Qualidade
É política da Ser Alternativa promover a qualidade de vida dos clientes, adaptando a oferta de serviços às suas necessidades, e proporcionar aos colaboradores e voluntários um ambiente estável e agradável com valorização profissional e pessoal, assumindo o compromisso de melhorar continuamente, através do controle de processos e do envolvimento de todas as partes interessadas.
5. Metodologia de Intervenção
Ao longo dos anos a Ser Alternativa tem procurado, de uma forma mais profunda, conhecer a realidade e os problemas sociais inerentes, mobilizando recursos internos e externos para a resolução de alguns deles de forma, por vezes, imediata. No quadro de uma lógica de intervenção social, pretende-se:
- Prestar serviços e soluções às problemáticas que vão sendo identificadas ao longo da sua intervenção;
- Procurar diversificar os meios de auto-sustentabilidade através do aumento do número de mecenas;
- Consolidar as atividades desenvolvidas;
- Procurar definir estratégias em colaboração com os parceiros no sentido de desenvolver uma intervenção social mais estruturante;
- Implementar o projeto “Filhos seguros fora d’horas”
6. Recursos Humanos
A estrutura organizacional da Ser Alternativa é a seguinte:
A Ser Alternativa conta com 15 funcionários remunerados:
- 1 Diretora Técnica/Técnica Superior de Serviço Social;
- 1 Administrativa;
- 2 Cozinheiras;
- 5 Ajudantes de Ação Direta (AAD);
- 2 Técnicos do Rendimento Social de Inserção (1 Técnica Superior de Serviço Social e 1 Psicólogo) e 3 AAD´s afetos à Equipa de RSI;
- 1 Auxiliar de Serviços Gerais.
7. Voluntariado
O trabalho de voluntariado continua a ser uma mais-valia para a prossecução de alguns projetos. A associação conta com a colaboração de cerca de 36 voluntários fixos.
8. Parceiros
Continuamos a produzir e induzir novas dinâmicas e práticas sociais, pretendendo dar continuidade ao trabalho em parceria com as seguintes entidades e organismos:
- Igreja Evangélica de Sintra
- Instituto de Segurança Social – Serviço Local de Sintra
- Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins
- Câmara Municipal de Sintra
- Banco do Voluntariado de Sintra
- Instituto de Emprego e Formação Profissional de Sintra
- União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS)
- Fundação EDP